O Instituto Francis é uma Associação Beneficente que atua no desenvolvimento humano, com base em sua crença na educação, na consciência comunitária e na nobreza de propósitos como fatores de transformação individual e da sociedade em geral.

História

O Instituto Francis foi constituído na região da Grande São Paulo no ano 2000 por um grupo de executivos e consultores de Recursos Humanos, todos dedicados em caráter voluntário. Desde sua fundação dedica-se ao desenvolvimento de jovens profissionais e empreendedores em sua competência de gestão de pessoas, com base na crença de que os resultados de grupos e organizações são sempre obtidos através das pessoas

Desde seu início, o Instituto Francis procura igualmente desenvolver nos participantes de seus programas, o espírito de trabalhos voluntários visando a uma maior consciência comunitária.

No ano 2015 adquiriu personalidade jurídica como empresa sem fins lucrativos buscando maior formalização de suas atividades, pois até então atuava informalmente, fazendo com que as taxas das inscrições em seus programas fossem depositadas diretamente em contas bancárias de entidades beneficentes,

Em 2017, com o apoio e estímulo do Núcleo Espírita O Semeador de Santo André, transformou-se em uma Associação Beneficente visando à ampliação de suas atividades, através de projetos e programas próprios de alcance social, atuando diretamente com a comunidade.

Origem do nome e Valores

O nome “Francis” foi inspirado na notável figura de Francisco de Assis, dadas as afinidades com o caráter de voluntariado e desprendimento dos dirigentes e fundadores do Instituto.

Tal inspiração deve-se à crença de Francisco de Assis de que somente é nosso o que doamos aos outros, bem como aos seus transcendentais exemplos de liderança nas realizações do bem coletivo, sua nobreza de propósitos, simplicidade, desapego dos bens materiais e grande amor pelas pessoas e pela natureza.

Esses nobres princípios são igualmente a crença e os valores do Instituto Francis.